De 9 maio a 14 junho de 2017 / 20:00h - 20:00h
CAVALOS estreia dia 9 de maio no Centro Cultural São Paulo

O projeto Cavalos, da Cia Zero8 de Teatro – iniciou-se em 2015 na Escola Superior de Artes Célia Helena, quando Lucienne Guedes  foi convidada para dirigir e fazer a dramaturgia em processo colaborativo com os atores. O grupo partiu da obra de Luiz Ruffato, “Eles eram muitos cavalos (2001)”, assim como de outros textos, incluindo o discurso do autor proferido na Feira de Frankfurt em 2013, no qual Ruffato questiona-se a respeito do que significa ser um escritor num país como o Brasil, onde “o termo ‘capitalismo selvagem’ não é uma metáfora”, segundo suas próprias palavras.

O elenco da peça, predominantemente feminino, questiona a relação da arte com o espaço de passagem da cidade, a possibilidade de alteridade entre indivíduos e o empoderamento da mulher em meio a este cenário caótico. A cada dia um diretor é convidado a fazer parte do elenco, guiando os atores a seu modo e interferindo na linearidade da história.

O convite para viajar nas pequenas histórias de Luiz Ruffato e nos próprios pensamentos sobre espaço urbano ampliou a dramaturgia e revelou a cidade de São Paulo como um não-lugar, um lugar de não-permanência, em que os encontros se fazem através da violência, da falta de tempo e do êxtase.

Como exemplo disso, surgem figuras como a de uma mulher que anda sobre corpos nus, explicitando poeticamente a violência dos padrões impostos para este gênero e a falta de representatividade destas neste espaço. São diversas cenas que, assim como o livro de Ruffato, se sucedem forçando o ritmo de um caleidoscópio que deixa entrever a humanidade estilhaçada e comprimida.

SINOPSE
11 atores estão prontos para realizar um teste para uma peça a ser dirigida por importante diretor/diretora, na cidade de São Paulo. O teste exige técnica, exposição por vezes pessoal e de visão de mundo. Cada um deles vai se virando como pode.

FICHA TÉCNICA:
Direção e Dramaturgia: Lucienne Guedes Assistente de Direção: Leonardo Birche Preparação Corporal:Luaa Gabanini Elenco: Cia Zero8 de Teatro (Ana Paula Pimenta, Bárbara Sgarbi, Irene Catunda, Isabel Oliveira, Jessica Rodrigues, Larissa Janotti, Lígia Cossé, Lucas D’Alessandro, Luísa Mira, Luísa Renaux e Victória Martinez. Cenografia, Figurino e Trilha Sonora: Cia Zero8 de Teatro. Iluminação e Operação de luz: Lui Seixas. Operação de Som: Pedro Knirsh. Fotografia Divulgação: Franciele Meireles e Juliana Smanio. Produção: Contorno Produções e Cia Zero8 de Teatro. Produtores Associados: Escola Superior de Artes Célia Helena. Apoio Cultural: Teatro Pequeno Ato e Espaço Mirabilis. Estagiária em Produção:Gabrielle Vacirca.

SERVIÇO:
09, 10, 11 e 12 de maio às 20 horas.
23 de maio a 14 de junho
Terças e Quartas às 20 horas.
Dias 07 e 13 de junho também haverá espetáculo às 16 horas.

Sala Adoniran Barbosa
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso, São Paulo – SP
150 lugares

Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 16 anos.
R$ 20
Pagamentos em dinheiro ou cartão de débito.

(*dias 30 de maio, 7 e 13 de junho: entrada gratuita)
Clique para habilitar o mapa
Centro Cultural São Paulo Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso, São Paulo – SP